Logon

​​​​Cadastro da Transferência por Interesse Próprio – TIP

 ​​​​
       O cadastro da Transferência Por Interesse Próprio no SIGE será realizado para todo aluno da Rede que se encontra com a situação CURSANDO, APROVADO, REPROVADO e/ou PROGRESSÃO PARCIAL.
 
       Alunos com situação DESISTENTE, EVADIDO, MATRÍCULA CANCELADA não participam da TIP. Eles são considerados NOVOS alunos para a Matrícula e deverão solicitar pelo site www.matricula.go.gov.br. (ver cronograma da matrícula).
 
       A TIP deve ser cadastrada na escola de ORIGEM para todo o Aluno da Rede Estadual que deseja transferir para outra Unidade Escolar pertencente à mesma Rede, exceto para, ESCOLAS CONVENIADAS, ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL e ESCOLAS DE ENSINO ESPECIAL. Para estas situações, o aluno deverá procurar diretamente a escola, no período pré-estabelecido no Cronograma da Matrícula, e realizar a sua matrícula.
 
       Escolas Conveniadas, Escolas de Tempo Integral e Escolas de Ensino Especial, não receberão alunos provenientes de TIP, mas deverão realizar o cadastro da TIP para seus alunos.
 
  • Cadastro da TIP.
       No lápis ALUNOS, selecione a opção MATRÍCULA, conforme figura abaixo.
 


        
Veja a tela de cadastro da TIP:
 


       Em seguida clique no INCLUIR para salvar os dados da TIP.
Preste bastante atenção a esta mensagem pois nela está contida o número de solicitação de matrícula que deverá ser guardado pelo aluno. Com esse número o aluno poderá consultar os dados da TIP no site da matrícula.
 

 
       O sistema solicitará se deseja imprimir a TIP, escolha OK para recolher as assinaturas nesse documento.
 
       Entregue o comprovante para o aluno e guarde a via da escola para controle.
       CADASTRO DA TIP – VIA DA ESCOLA
 


 
       CADASTRO DA TIP – COMPROVANTE DO ALUNO
       O comprovante do aluno é o mesmo impresso para a escola. Uma via fica com o aluno para fins de comprovação do pedido.
 
​Alterar ou Excluir o cadastro da TIP
 
       Se houver necessidade de alterar ou excluir o cadastro da TIP de determinado aluno, o mesmo poderá ser feito, e só terá efeito se realizado dentro dos prazos estabelecidos para cadastro das TIPS e envio dos bancos de dados para processamento. (ver período no cronograma de matrícula).
       A alteração consiste em EXCLUIR o cadastro existente e realizar um novo. Recolha as assinaturas e entregue o novo comprovante ao aluno. Veja figura:
 

 
       A Unidade Escolar poderá também, através do SIGE, emitir um relatório das TIPs cadastradas no endereço DOCUMENTOS>RELATÓRIOS>MATRÍCULA>RELATÓRIO TIP.
Nesse mesmo documento estarão listadas também as solicitações que foram canceladas.
Assim finaliza o processo de transferências.

Última modificação à(s) 30/03/2017 16:58 por Ranner Rodrigues Mateus
Classificação:
Categorias:
Nenhuma categoria foi selecionada
© 2015 Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte. Todos os direitos reservados.