Logon

​​Solicitação de Alunos​


Solicitação de aluno é uma ação realizada pela escola, uma vez que o aluno esteja matriculado na mesma. A escola cadastra os dados do aluno no SIGE, a fim de alocá-lo em turma e cadastrar os dados da vida escolar do mesmo. O sistema analisa as informações desse aluno e libera sua matrícula, caso esteja tudo correto.

A solicitação de aluno no SIGE é realizada para novos alunos, que não estudam na rede estadual ou que já estudaram, mas mudaram para outra rede. E para alunos da rede, que estudam na rede estadual.

Entendemos por aluno da rede aquele que possui um número de matrícula e que está em efetivo exercício escolar.

A solicitação de alunos no SIGE Local acontece da mesma forma que no SIGE Online, a diferença está na liberação das solicitações. A escola com SIGE Local deve enviar o banco com a manutenção periódica para processamento das solicitações. Após liberação dessas solicitações, o suporte do SIGE gera um arquivo de manutenção o qual é atualizado no SIGE local, ficando os alunos solicitados disponíveis para alocação. Quando o aluno é solicitado através do SIGE online, as solicitações caem direto no sistema (SIIGNET), o qual as libera e os alunos ficam disponíveis para alocação.

As solicitações são realizadas no SIGE, no LÁPIS ALUNOS> MANUTENÇÃO> ALUNO DA REDE ou NOVO ALUNO.

1.png

Como e quando solicitar um Aluno da Rede.

LÁPIS ALUNOS> MANUTENÇÃO> ALUNO DA REDE, na tela do sistema já estarão marcadas as opções de acordo com a função que é aluno da rede e situação regular.

Deve-se inserir uma data de recebimento do aluno (a data de recebimento do aluno deve ser sempre posterior à data de transferência, saída da escola anterior quando for o caso ou de acordo com o período de solicitação). Depois clicar em ok para o sistema exibir o formulário de preenchimento da solicitação.

F1.png

Se ao consultar o aluno, o seu nome for encontrado, clica-se na referência do seu nome e o sistema busca as informações, já existentes no SIGE da escola necessárias para o cadastro. Nisso deverão ser preenchidos somente os dados que ainda faltam.

Quando o aluno não é encontrado no banco da escola, retorna-se para a tela de cadastro e o formulário estará liberado para preenchimento.

 

O​ cadastro é dividido em 4 etapas:​

F2.png


Na primeira etapa informa-se os dados básicos do aluno.

Inserimos a matrícula, quando a mesma não é encontrada no SIGE da escola; o nome, a data de nascimento, o nome da mãe e o nome do responsável.
É imprescindível a verificação dos dados informados nessa parte, pois as solicitações com dados de nomes de alunos, nomes de mãe ou responsáveis errados e ainda data de nascimento que não condiz com a série do aluno, são canceladas.


4.png


Na segunda etapa preencher o endereço.

5.png

Na terceira etapa informa-se os dados de registro do aluno.

Se o documento apresentado pelo aluno for certidão de nascimento, deve-se marcar o tipo de certidão Modelo antigo ou Modelo Novo. Se for RG ou CPF, deve-se marcar não declarado.

Veja imagem abaixo:


  • ​​No Modelo Antigo, o sistema exibe os campos para preenchimento dos dados do modelo antigo.
  • No Modelo Novo, o sistema exibe um único campo para preencher. Informe o dado de número único. São 32 dígitos.
  • Se a opção for Não Declarado, o sistema pede a inserção de outro tipo de documento (RG, CPF).

 

A quarta etapa é o espaço para informação dos dados escolares.

F5.png

Neste item informamos a escola da qual o aluno foi transferido, selecionamos a composição, a série, o semestre e o turno contemplados pelo aluno.

Após cadastrar as quatros etapas, conclui-se a solicitação, clicando no botão INCLUIR.​

 F6.png

Código Verificador

Antes de concluir o cadastro o sistema faz uma pergunta:


Quando o aluno é recebido por transferência de uma escola que utiliza o SIGE, e sua declaração de transferência é emitida pelo SIGE, esse documento possui uma informação chamada MAR (Movimentação de aluno na rede), que contém um código chamado verificador. Ao inserir esse código no cadastro de recebimento, o aluno fica automaticamente disponível para alocação, sem necessidade de ser liberado pelo sistema SIIGNET.

Como e quando solicitar um Novo Aluno

Novo aluno é aquele aluno que não possui matrícula ou que já possui, mas deixou de estudar na rede estadual. Pode ser também aquele aluno que advém da rede municipal que participa ou não do SIGE.

8.png

A solicitação de novos alunos, ou seja, aqueles que não estão na rede estadual, é bem parecida com a solicitação de alunos da rede. O procedimento é o mesmo, o que difere é que não é obrigatória a inserção do número de matrícula; não se informa a escola de origem e também não possui código verificador.

O processo de solicitação também acontece em 4 etapas (Dados do Aluno/ Endereço/ Registros/ Dados Escolares). Assim como para solicitar um aluno da rede, também se deve consultar o novo aluno através da LUPA pois o mesmo pode ter estudado naquela escola em anos anteriores e com isso possui um número de matrícula.​

F7.png

F7-1.png

​Após informar todos os dados clica-se em Incluir para concluir a solicitação. ​


Arquivo para download: Solicitação de Alunos.pdf

Última modificação à(s) 09/05/2017 18:46 por Ranner Rodrigues Mateus
Classificação:
© 2015 Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte. Todos os direitos reservados.