Logon

​​​​​​Lápis Aluno

O lápis aluno é a parte do sistema que faz a entrada dos alunos no sistema. Veja o que cada função pode fazer.

​​​Consultar

 Conforme a sua nomenclatura, esta função serve para realizar a busca de um aluno em sua escola, independente do ano em que ele esteve matriculado em sua unidade escolar. Também é aqui que você pode consultar o número de vagas disponíveis na sua escola, neste caso, referente ao ano letivo ativo.

 
A função está subdividida em:​
  • ALUNOS: Consulta um determinado aluno independente do ano letivo em aberto. Apresenta um resumo da vida escolar do aluno nos anos em que esteve matriculado.
  • VAGAS: Exibe a relação de turmas da unidade escolar dentro do ano letivo ativo, contendo as informações sobre a capacidade legal e física e as vagas ocupadas e disponíveis.​

Ficha do Aluno

Esta função refere-se ao cadastro do aluno na escola. É importante frisar que, no início de cada ano letivo ou semestre, a matrícula é efetuada através da MATRÍCULA INFORMATIZADA¹ e os dados dos alunos são liberados para a escola contendo as seguintes informações: NOME DA MÃE, NOME DO RESPONSÁVEL, DATA DE NASCIMENTO, E DADOS ESCOLARES PARA O ANO LETIVO EM QUESTÃO. Porém, ao receber o aluno na escola, deverá ser realizado o cadastro do aluno por completo, levando em consideração a efetivação de sua matrícula, através da apresentação de seus documentos pessoais e documentação escolar. Somente após completar o cadastro do aluno, este será liberado para ser alocado em turma (ver tópico – Alocar Aluno).
 
A Ficha do aluno contém todos os campos para preenchimento de dados necessários para a vida escolar do aluno e é dividida em 5 abas, sendo:
  • DADOS PESSOAIS: Todos os dados necessários sobre as características do aluno, necessidades especiais, registros em programas sociais, nacionalidade, e outros. Os dados do aluno atendem a diversos programas educacionais e sociais do Governo Federal e Estadual.
  • ENDEREÇO: Endereço do aluno, podendo ser cadastrado mais de um endereço conforme a necessidade e classificá-los como: rural ou urbano.
  • DADOS FAMILIARES: dados dos pais e/ou responsáveis. Neste cadastro também poderá ser informado se o aluno possui irmão e vinculá-los ao seu cadastro.
  • DOCUMENTOS: dados sobre a documentação pessoal do aluno.
  • DADOS ESCOLARES: dados sobre a escolarização do aluno, última situação escolar, documentos entregues, condição do aluno no ano/semestre anterior e responsável.
A escola só poderá visualizar alunos do ano letivo em questão. Caso necessite visualizar alguma ficha de alunos em outros anos/semestres letivos, deverá ativar o ano/semestre desejado – Ver tópico sobre o Lápis Período Letivo, funções: Ano Letivo e Semestre.

 

Ajustar Enturmação

​Funcionalidade que permite a mudança de turma de um aluno dentro da mesma unidade de ensino. Entretanto, esta operação só é permitida quando o cadastro do aluno não recebeu nenhuma movimentação, como por exemplo, lançamento de notas, frequência, etc.
   

Cancelar Matrícula

Funcionalidade que permite o cancelamento da matrícula de um aluno desde que o cadastro deste aluno não tenha recebido nenhuma movimentação, como por exemplo, lançamento de notas, frequência, etc.
 

Progressão Parcial

Funcionalidade que permite ao usuário incluir um aluno na Progressão Parcial, ou seja, caso um aluno tenha ficado em dependência de alguma disciplina do ano/semestre letivo anterior, o sistema permite que o aluno seja alocado na série subsequente e também cursar a progressão parcial das disciplinas pendentes.

O Sistema também permite que um aluno faça somente a Progressão Parcial, mesmo que não esteja alocado em nenhuma turma.

 

Transporte Escolar

O SIGE possui a funcionalidade de controlar os alunos que utilizam o Transporte Escolar, bem como a rota feita por este aluno e o município que efetua o transporte. Nesta funcionalidade a escola cadastra as rotas e depois informar quais são os alunos e a quilometragem percorrida por cada um deles.
 
Está subdividida em:
  • CADASTRAR ROTA: A funcionalidade cadastrar rota é utilizada para cadastrar a roto do transporte escolar com dados de distância percorrida da residência do aluno até a escola e informações necessárias.
  • INCLUIR ALUNO: A funcionalidade incluir aluno é utilizada para inserir um aluno em uma determinada rota cadastrada no subitem anterior.​

Disciplina Facultativa

A funcionalidade DISCIPLINA FACUTALTIVA refere-se ao cadastro de disciplinas, para um determinado aluno, que não fará diferença no resultado final do mesmo, ou seja, esta função não calcula as notas das disciplinas informadas por ser tratar de uma opção do aluno, conforme cada regimento.
A Disciplina Facultativa é uma disciplina que está na matriz escolar e irá constar no histórico do aluno, mesmo que ele não opte pela mesma.

 

Disciplina Opcional/Núcleo Eletivo

A funcionalidade DISCIPLINA OPCIONAL ou NÚCLEO ELETIVO refere-se a uma disciplina que só entrará na matriz curricular caso seja opção do aluno.
Toda disciplina, opcional ou não, deverá ser cadastrada na Matriz Escolar, porém as disciplinas opcionais só aparecem no histórico dos alunos que farão a opção pela mesma.

 

Aproveitamento de Estudo

A funcionalidade APROVEITAMENTO DE ESTUDO serve para cadastrar disciplinas já eliminadas pelo aluno, seja porque veio do histórico de outra escola ou se o aluno foi aprovado nos exames do supletivo e/ou ENEM. O SIGE permite cadastrar quais as disciplinas serão aproveitadas, a média final, a carga horária e a data em que o aluno eliminou a mesma.

Reclassificação

Funcionalidade, cujo objetivo é a RECLASSIFICAÇÃO do aluno, permite a unidade escolar saltar um aluno de uma série para outra sem que o mesmo tenha completado os estudos na série atual. Esta reclassificação pode acontecer nos casos em que um aluno que não possui documentação escolar e é classificado, mediante avaliação na escola, para uma determinada série e após algum tempo de estudo, é considerado apto a avançar.
 
Está subdividido em:
  • RECLASSIFICAR: Esta função é utilizada na inclusão do aluno na série avançada.
  • DESFAZER: Esta função desfaz a ação de avançar o aluno.

Manutenção​​

A MANUTENÇÃO DA MATRÍCULA é composta por um grupo de funcionalidades que permite a unidade escolar solicitar e validar um aluno após liberado pela SEDUC.
 
Está subdividida em:
  • ALUNO DA REDE: Nesta função é realizado o cadastramento da solicitação de recebimento de aluno, alunos que já fazem parte da rede estadual de ensino.
  • NOVO ALUNO: Nesta função é realizado o cadastramento da solicitação de recebimento de aluno novo para a rede estadual de ensino (Utilizada apenas após o período de matrícula informatizada).
  • VALIDAR ALUNO: Nesta função é possível acompanhar as solicitações de alunos para as UEs no caso de SIGE Online, e validação e acompanhamento das solicitações das UEs com SIGE Local.
​​
  • IMPRIMIR SOLICITAÇÕES: Nesta função é possível gerar um relatório para impressão da solicitação de aluno novo ou aluno da rede.
No SIGE o cadastro do aluno é feito mediante uma solicitação à SEDUC, via sistema. A solicitação é encaminhada com o auxílio do SIGE Upload, onde é analisado se o aluno pertence ou não a rede e se já possui matrícula. Se tratar de um novo aluno, a Central de Atendimento ao SIGE² gera uma matrícula e libera o aluno para ser utilizado pela escola, caso se tratar de um aluno da rede, é feito o aproveitamento dos dados


Matrícula

​O item MATRÍCULA refere-se a funcionalidade de Transferência de Alunos, seja em grupo (TA³) ou por interesse do aluno (TIP³) durante o processo de Matrícula Informatizada, que acontece no final de cada ano/semestre letivo.
 
Está subdividida em:​
  • ​TA: Na função AUTORIZAR TA, é possível validar a TA que foi gerada para escola com o código repassado pela área responsável. Na função CADASTRAR TA, é possível cadastrar as turmas que serão transferidas de UEs de acordo com a autorização concedida.
  • ​TIP: Nesta função é realizado o cadastro da solicitação de transferência de interesse do aluno.
  • RENOVAÇÃO: Nesta função é realizada a RENOVAÇÃO dos alunos que já fazem parte da UE. A promoção do aluno para a série seguinte, de acordo com os critérios de renovação de aluno.
  • EFETIVAÇÃO: Nesta função é realizado o cadastro real dos alunos que solicitaram matrícula para a UE. A confirmação do pedido, de fato a matrícula.

 

Cancelar Matrícula do Aluno - Casos Especiais

​O cancelamento de matrícula casos especiais, é usados pelos surportes do SIGE quando há a necessidade de cancelar a matrícula e esse contém dados inseridos que impedem a unidade escolar de executar o cancelamento normal. Para cancelar o suporte deverá informar a turma do aluno, marca-lo na listagem e colocar a data do cancelamento e pedir a alteração do cadastro clicando no botão alterar.​


 

 Comentários (é necessário logar com seu usuário e senha da Seduc)

Última modificação à(s) 19/02/2015 16:54 por Guilherme Maracaípe de Lima
Classificação:
© 2015 Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte. Todos os direitos reservados.