Logon

​​​SIGE MUNICÍPIO


O SIGE foi desenvolvido para informatizar as secretarias das unidades escolares, armazenando e manipulando informações das turmas e de cada aluno individualmente, executando as matrículas, boletins, listas de chamada, atas de resultados finais, documentos diversos, modulação de professores e administrativo, dentre outras funções da secretaria.

Assim disponibilizamos informações aos Municípios que estejam interessados em implantar o SIGE – Sistema de Gestão Escolar em suas unidades escolares.

FORMAÇÃO DA EQUIPE DE APOIO


Ao implantar o sistema, será necessário ter uma equipe de apoio que dê suporte as escolas no que se refere à utilização do sistema, recolhimento de dados e manutenção dos equipamentos. Esta equipe deverá estar apta a: capacitar as unidades escolares, tirar dúvidas sobre a utilização do sistema, corrigir falhas no banco de dados, dar manutenção e efetuar pequenos reparos nos computadores, alimentar o banco central para alimentação do sistema gerencial.

ESCOLHA DE UMA ESCOLA PILOTO


Antes de o sistema ser implantado em todas as unidades escolares, faz-se necessário um piloto para que se avaliem todas as funcionalidades do sistema e levante as adequações a serem feitas para atender ao município. Este piloto deverá ser feito com uma unidade escolar que possua a maior quantidade de modalidades de ensino e programas da rede, ou várias escolas. Aconselha-se uma escola que já tenha trabalhado com algum sistema informatizado de gestão escolar.

ADEQUAÇÃO DA INFRAESTRUTURA


Como todo sistema, é necessário equipamentos e infraestrutura para que possa ser utilizado. Deverá ser feito no município um levantamento para verificar a necessidade de infraestrutura para receber o sistema.

Na escola, esta infraestrutura deverá conter:


Computadores com configuração mínima de 800Mhz e 128MB de memória ram. Para garantir melhor desempenho aconselhamos processadores acima de 1Ghz com 256 de memória ram.

Os computadores deverão ser configurados com Sistema Operacional Windows (XP Profissional, Windows 2000, Windows Seven), Office 2000 ou superior e ainda Internet Explorer 6.01 ou superior.

Impressoras para impressão de documentação. Aconselhamos as matriciais de 180 colunas, pois possuem um custo de manutenção e suprimentos muito baixo.

Para o sistema On line, ou mesmo para acelerar o processo de entrega de dados, as unidades escolares deverão estar conectadas a internet;

Na Secretaria, Faz-se necessário um servidor para abrigar o banco de dados que receberá todas as informações das escolas. Este servidor também servirá para rodar um sistema gerencial, construído a partir das necessidades do município.
A Infraestrutura irá depender do quanto se pretende investir em tecnologia e qual a necessidade real do município.

IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA


Com a adequação da infraestrutura e do sistema e a capacitação realizada, o próximo passo é a implantação em todas as unidades escolares, utilizando a equipe de apoio, que no momento, já deverá estar totalmente treinada para a ação. Neste momento o suporte ajudará a escola a fazer o cadastramento básico e poderá também colher os primeiros​​​ dados.

O processo de implantação de um sistema vai muito além do que colocamos neste documento. Aqui apenas sugerimos àqueles que querem aderir ao SIGE, etapas importantes para que haja uma harmonia entre os setores envolvidos e para que o processo seja rápido, de qualidade e que seja satisfatório para ambos os lados.​

DOCUMENTOS PARA FORMAÇÃO DO PROCESSO DE ADESÃO AO SIGE MUNICÍPIO


Os arquivos podem ser baixados na área de download ou clicando diretamente no link a seguir: Download do Material de Adesão​ ​​

 Comentários (é necessário logar com seu usuário e senha da Seduc)

Última modificação à(s) 02/05/2014 13:10 por Adoniran Dias Ribeiro Andrade
Classificação:
© 2015 Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte. Todos os direitos reservados.