Logon

​​​​​​​MODULAÇÃO NO SIGE

Nova Funcionalidade e Como Cadastrar Novos Servidores


Os servidores modulados antes da disponibilidade desta nova versão, não necessitarão de alterações. O sistema foi modificado para atender novos cadastros de servidores.

Nessa nova versão o SIGE conta com o cadastro inicial do Recursos Humanos – RHnet

 
O formato de cadastrar novos servidores explicado neste tutorial, não será aplicado ao SIGE dos Municípios. Município continuam os cadastros com versão anterior a esta publicado.

 

Como Cadastrar no SIGE

O cadastro de modulação está no SIGE em Período Letivo > Dossiê do Servidor > Modulação
 
 
Veja a seguir explicações de cada funcionalidade.

 
ATENÇÃO: Esse novo procedimento contemplará somente novos cadastros na unidade escolar. Os cadastros realizados até a publicação dessa nova versão, estão válidos e permanecem Não precisam ser alterados.
 

 
  1. ​Admissão

    Ao acessar a função admissão, o servidor deve clicar no ícone da lupa e selecionar na listagem o funcionário que deseja fazer o vínculo:

    ​Atenção: Caso o servidor selecionado não esteja vinculado no cadastro da RHNET o sistema emitirá um aviso conforme a imagem a seguir. Para continuar com a modulação você deve procurar o RH da Subsecretaria para resolver problema.
     
    Atualizada a situação do servidor no RHnet, podemos continuar com o cadastro da modulação no SIGE.

  2. Cargo

    Na função CARGO ao informar o CPF do servidor vinculado no passo anterior, o sistema exibe todos os cargos cadastros pela SEGPLAN para este servidor especifico.

    Nesta etapa não é possível salvar ou vincular nenhuma informação. O sistema só exibe o que existe cadastro.



  3. Função

    Em Função o usuário informará as funções do servidor na escola.
    Ao selecionar o servidor ou informar o CPF no espaço correspondente, o sistema mostrará as opções de função cadastradas para a unidade escolar.
    Atenção: No momento de fazer o cadastro no SIGE e não constar na listagem a função desejada, então a unidade escolar deve entrar em contato com o representando do RHnet na Subsecretaria e fazer o pedido de liberação da função para a escola.

    Após a liberação, a função estará disponível para ser usada no SIGE.

    O SIGE não mostrará todas as funções existente nas listagem como nos cadastros em versões anteriores. A partir de agora, a escola usará somente as funções liberadas pelo cadastro do Recursos Humanos – RH.


    A modulação é completa depois de informar a carga horaria para a função escolhida.

    ​Não houve alteração no formato de cadastrar a carga horaria para as funções. Todas devem conter data de início e data término, turno de funcionamento e carga horária. Nos casos de professores, eles devem estar vinculados a uma turma.


  4. Substituição

    A função substituição é nova no SIGE e permite você vincular os servidores que substituirão um outro servidor afastado (por licença premium, licença maternidade, licença médic​a e outros). O afastamento é cadastrado pelo RH, o SIGE somente mostra os dados cadastrados.
    Ao selecionar a função substituição, você verá todos os servidores cadastrado com função de regência (Ex: Funções 035 e 036 e outros) na escola​​.
    Veja exemplo:



    Ao visualizar a listagem, você deve clicar no servidor afastado, o sistema mostrará os dados da modulação atual desse servidor escolhido (Nome, CPF, vinculo, função, data de início e fim de modulação). Veja a seguir:



    Ao clicar na lupa para buscar o servidor que fará substituição, o sistema mostrará como opção outros servidores que estão modulados na unidade escolar com a mesma função do servidor afastado.

    Observação: Se você deseja selecionar um servidor que não está na listagem, verifique a função cadastrada para este servidor, caso não esteja correta ou necessite de alteração, essa deve ser realizada no sistema SIGE da escola.


    Ao clicar no servidor que substituirá o professor titular, o sistema mostrará as aula que poderão ser vinculadas para ele, nesse passo você deve clicar na aula correspondente que o substituto receberá.




    Ao marcar a aula que o servidor substituirá, o sistema habilitará o campo de data de início e término da substituição correspondente para o servidor selecionado.

    Atenção: As data devem corresponder ao período que cada servidor ficará ou será responsável pela disciplina.


    Após fazer a marcação das aulas, informar as datas de início e término, bata clicar em SALVAR para registrar o cadastro no SIGE.
    O sistema confirmará com uma mensagem. Pronto, a substituição foi realizada.

  5. ​​O cadastro da substituição no SIGE não contempla cadastros retroativos, a funcionalidade está disponivel só para cadastros novos a partir da data depublicação da versão do sistema
​​
 

​ Para entender melhor: ​ Clique aqui!​

 

Orientações para modulação de professores ou profissionais de ensino nas funções:

  • Função 044 - Prof. de Atendimento Educacional Especializado
  • Função 303 - Monitor de Atividade Complementar
  • Função 098 - Prof. de Apoio à Inclusão
  • Função 109 - Prof. de Apoio
  • Função 099 - Intérprete de Língua Brasileira de Sinais
  • Função 301 - Auxiliar Educacional
  • Função 302 - Assistente Educacional

       Clique aqui!


 

 
​​

 Comentários (é necessário logar com seu usuário e senha da Seduc)

Última modificação à(s) 02/02/2015 16:01 por Adoniran Dias Ribeiro Andrade
Classificação:
© 2015 Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte. Todos os direitos reservados.