Logon

​​​Perfil Escola

Para que o professor possa utilizar o SIAP, é necessário que a unidade escolar defina os parâmetros para o ano letivo, tanto no SIGE, quanto no próprio SIAP, uma vez que os sistemas estão integrados, faz-se necessário todo o cadastro estar de acordo com as especificações do sistema, como a modulação, a ativação do ano letivo, o cadastro da matriz curricular, etc..
 
No SIAP, a unidade escolar irá desenvolver as seguintes atividades: 
 

​Calendário:

Antes de qualquer outra atividade, faz-se necessário a definição do calendário escolar. Para isto, é necessário que a Seduc (centralizada) libera o calendário ofical da Rede Estadual de Ensino. Após a liberação, a Subsecretaria regional faz as alterações pertinentes a cada município de sua jurisdição e, só depois, a unidade escolar irá construir seu calendário baseado nas informações contidas no calendário municipal. Ao realizar as alterações necessárias, irá enviar o calendário para ser homologado pela Subsecretaria e posteriormente para a Centralizada. Somente após a aprovação do calendário pela Seduc, a Unidade Escolar estará liberada para realizar as demais atividades no SIAP. ​

Definir Calendário em Uso​:

Após ter o calendário aprovado pela SEDUC e Subsecretaria, esse deve ser vinculado a uma composição de ensino. Importe também sempre que acontecer uma alteração no calenderio, esse calendeiro deve ser vinculado a um composição de ensino. 

Horário Aula:

Considerando o turno e a composição é necessário o cadastrado dos períodos de aulas e de intervalos, informando o início e termino de cada um. Esses períodos cadastrados serão a base para o Quadro de Horário.​

Quadro de horário:

O cadastro do Quadro de Horário será feito baseado no calendário e Horário Aula definidos nos passos anteriores. Os professores devem estar modulados nas suas respectivas disciplinas.

Planejamento Anual:

O Planejamento Anual é cadastrado por disciplina, conforme Matriz Curricular da escola, para todas as composições de ensino ofertadas. Algumas disciplinas possuem Currículo Referência que não serão alterados, mas podem ser incrementados.​

Até esses passos acimas, são as atividades principais que devem ser realizadas para que o diário eletrônico fique disponivel para o professor.
As funçõe seguintes servem para fazer acompanhamento dos trabalhos. Entre outras atividades, veja a seguir.

Acompanhamento Planejamento Professor​:​​

Mostra os planejamentos já realizados pelo professor no período em vigência. O coordenador ​pedagógico da unidade escolar, verifica e valida os planejamentos.
​​

Exceção de Frequência:
​É a informação do dia que não será coletado a frequência.​

Frequência Diária​:

A frequência diária é uma coleta das informações de presença e ausências dos alunos nas unidades escolares da rede de ensino. Essas informações depois de tratadas, são disponibilizadas nos relatórios gerenciais da SEDUC​.​
​​​​

​Reposição Aula

A função Reposição Aula serve para informar a aula ou o dia que o professor/professores devem repor as aulas, que  não aconteceram  devido a falta do professor ou quando houver um cadastro Exceção de Frequência.​​

Ausência Professor

Cadastra-se a ausência do professor, podendo ser por dia ou por aula.

Cadastro de Avaliações

Cadastro de avaliações que aparecerá em todos os bimestres e em todas as discíplinas.

Cadastro de Metodologias​​

Cadastro de Metodologia que aparecerá em todos os bimestres e em todas as discíplinas.​

Relatório Entrega Planos de Aula para Reconhecer

Relatório disponibiliza informações dos professores que tiveram seus planos de aula entregue pelo SIGE ou SIAP no período selecionado.
​ 

Relatório Controle de Frequência

Esta opção gera um arquivo que o professor pode imprimir para ter controle da frequência dos alunos em sala.

Relatório de Conteúdos Planejados

Esta opção gera um arquivo com as informações dos conteúdos planejados dos professores em cada quinzena correspondente ao Programa Reconhecer. ​

Definição da Escola

Definição da Escoal serve para usuários que possuem mais de uma função na unidade escolar e precisam alternar entre os perfis para usar os serviços do SIAP. Os usuários comuns para utilizarem esta função é o Coordenador e Professor.

Definir data limite de envio de notas do SIAP para o SIGE

Essa função serve para modificar a data limite para que os professores possam enviar as notas, frequência e conteúds para o SIGE.

Vincular horário - dia da semana

Nesta função a escola pode vincular os dias de conselho de classe,  trabalho coletivos e sabados letivos a outros dias da semana para melhor distribuição de datas e horário.

Acompanhamento Diário Escolar

Nesta função a escola tem acesso aos diários dos professores.

Quadro de Horário por Professor

Relatório sobre o quadro de distribuição de horário dos professores

Quadro de Horários por Turma

Relatório sobre o quadro de distribuição de horário das turmas da escola

Resumo Final Diário

Resultado final após o processamento dos dados de todas as notas dos alunos carregadas diretamente do SIGE​



 

 Comentários (é necessário logar com seu usuário e senha da Seduc)

Última modificação à(s) 27/03/2017 16:55 por Adoniran Dias Ribeiro Andrade
Classificação:
Categorias:
© 2015 Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte. Todos os direitos reservados.