Logon

​​​​​​​​​​​FAQ - SIAP - Diár​io Eletrônico

 ​

  1. Porque não está mostrando a opção RELATÓRIO DE RESUMO FINAL para todos os professores?
    • O relatório Resumo Final Diário mostra o resultado final das atividades do professor para uma determinada disciplina no fim das atividades do professor. Por exemplo: Se o professor tem turmas de ensino semestral, ao final do semestre estará disponível para ele o resumo final, se o professor tem turmas de ensino anual, o resumo final estará disponível somente no final do ano quando encerrarem as atividades letivas.
  1. Quando é disponibilizado o relatório Resumo Final?
    • Depois que as notas dos alunos são processadas pelo SIGE. Os professores enviam as notas dos alunos para o SIGE e depois de processado o disponibilizado o relatório.
    • O relatório com o resumo final ficará disponível para o professor ao fim de cada período letivo. Se o professor tiver turmas de ensino semestral, então o resumo ficará disponível ao fim do semestre, se tiver turmas de ensino anual o resumo ficará disponível no fim do ano letivo. 
  1. Como fazer para criar um novo quadro de horário?
    • O botão novo serve somente para criar o primeiro quadro de horário;
    • Para criar um novo quadro de horário, você deve entrar no quadro de horário que já está cadastrado, fazer modificações (do jeito como quiser) e salvar. A partir dessa modificação o sistema criará um novo quadro de horário (a partir do já existente). E assim você poderá fazer para os próximos quadros.
  1. As oficinas entram no planejamento anual do SIAP?
    • Se estiver na matriz curricular e em qualquer período da escola, deve sim entrar no planejamento.
  1. Quando devo usar a função REPOSIÇÃO DE AULA?
    • O cadastro de reposição de aula pode ser usado em 3 condições:
      1. Repor aula quando houve cadastro de exceção de frequência para todas as turmas da unidade escolar em um dia cadastrado. Neste caso todos os professores receberão a data para completar suas aulas. Na hora do cadastro, você informará o dia que não houve frequência e a data que será substituida.
      2. Repor aula para professores. O sistema entende que para marcar uma resposição de aula para um professor, antes este deve ter cadastrado para ele uma falta. A falta é cadastrada na função AUSÊNCIA do PROFESSOR. Essa falta do professor só deve ser cadastrada quando não houve ministração da aula programada na turma. Se a aula foi ministrada por outra pessoa na turma, então a falta não é registrada e a aula pode ser executado no diário do professor normalmente. Porém se a aula não foi misnistra, para fazer o cadastro da resposição de aula para o professor, a falta desse professor deve estar cadastrada na função ausência do professor, essa ausência será usada na reposição para indicar a turma e disciplina. Depois de cadatrado o professor recebe a data da reposição no diário para completar a sua carga horária de aula.
      3. A ultima opção, Aula Complementar, abre espaço para qualquer professor completar a carga horária da disciplina na turma modulada. Ao fazer o cadastro a escola informa o professor, a disciplina e a turma que recebrá a aula complementar. Depois de cadatrado esssa aula completemntar o professor verá no diário o dia reservado para essa complementar a carga horária da disicplina.
    • Em todos os exemplos acima, a frequencia diária da turma deve ser coletada para que os dados de frequência dos alunos fique disponivel no diário do professor.
  1. SIAP responde com Erro ao fazer planejamento das aulas de educação física de turmas de 1º ao 5º Ano, o que fazer?
    • A orientação é que esse professor faça o planejamento das aulas de educação física pela função Acompanhamento Planejamento do Professor.

SIAP > Perfil Professor > Acompanhamento do Planejamento do Professor

  1. Quando a escola funciona duas modalidades, sendo que de 1º ao 5º  tempo integral com horário de funcionamento das 7h às 17horas e a segunda modalidade de 6º ao 9º tempo regular turno matutino, como fazer para ATIVAR o horário no SIAP, já que o horário no SIAP é por turno e não por modalidade?

 

    • Nestes casos, é necessário que a unidade escolar cadastre as faixas de horário do matutino de igual tempo, que irá contemplar tanto o integral como o regular.
    • As seis primeiras faixas de horária serão compatíveis tanto ao integral como também ao regular.
    • Os demais horários serão trabalhados somente com o tempo integral.
    • Veja imagem:
tabela_horas.png

​ 

  1. Como colocar o horário de funcionamento das aulas  igual sendo que na verdade  são horários diferentes?
    • Os horários não devem ser diferentes, eles devem ser igual, para permitir que professores que lecionem nas duas modalidades, possam ter horários correspondentes e não apresente choque de horário.
  1. Quando os coordenadores de tempo integral que foram modulados diretamente pela Célia, terão acesso ao SIAP? A parecem modulados no SIGE mas no entanto não tem acesso ao SIAP.
    • Deve ser revisto essa modulação. Pois se a modulação foi realizada na função 140, o coordenador possui acesso ao SIAP.

 

  1.  Como proceder na escola de tempo integral onde as duas modalidades (1º ao 5º e 6º ao 9º) são de tempo integral, o quadro de horário será o mesmo?
    • Sim, será o mesmo.
    • O que irá mudar será na distribuição das aulas aos professores.
    • Enquanto no tempo integral usará todas as faixas cadastradas, o regular usará somente os tempos da escolarização.
  1.  Quando a unidade escolar é de 6º ao 9º tempo integral e tem alunos das turmas de AEE? Qual horário cadastrar as turmas de AEE?
    • O aluno frequenta a turma de AEE sempre no contra turno da turma de origem.
    • Nestes casos, onde a turma de origem é de tempo integral, o sistema permite alocar o aluno na turma de AEE, mesmo coincidindo horário com o tempo integral.

 

​ 

 Comentários (é necessário logar com seu usuário e senha da Seduc)

Última modificação à(s) 10/05/2016 16:33 por Érica Aparecida Batista
Classificação:
© 2015 Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte. Todos os direitos reservados.