Logon

​​​​​Status Final do Aluno


 
Para encerrar o ano letivo no SIGE, primeiramente, é necessário realizar a verificação do status final dos alunos. Há dois documentos que nos possibilitam realizar essa verificação: a Ata Resultados Finais e o Mapa de Notas. Nesses é possível visualizar as médias dos alunos nas disciplinas cursadas pela turma e o resultado final dos mesmos. O resultado final do aluno deve ser Aprovado, Reprovado ou Progressão Parcial.
Há dois status, diferentes desses, que podem estar como resultado final para o aluno: Prova Final ou Cursando. Quando estiver como Prova Final, significa que o aluno ficou de recuperação especial (final), a qual ainda não foi lançada no cadastro de notas e faltas, no espaço destinado ao cadastro da nota da recuperação (Prova Final). É necessário apenas lança-la e recalcular as médias da turma para que esse status seja alterado. Quando estiver como Cursando, significa que alguma nota deixou de ser inserida. Nesse caso deve-se verificar o cadastro das notas de todas as disciplinas da turma, para isso é só acessar o Mapa de notas por bimestre ou o próprio campo do cadastro de notas. Após o cadastro da nota, recalcula-se as médias novamente.
A Ata de Resultados Finais está no SIGE no lápis DOCUMENTOS no item DOCUMENTOS > ATA DE RESULTADOS FINAIS > REGULAR ou PROGRESSÃO PARCIAL.
 ​​
​​
Ao selecionar a função, informe a composição, a série, o turno, o semestre e a turma. Depois, clique no botão GERAR RELATÓRIO para gerar a Ata.
No relatório gerado, visualize a situação final dos alunos na coluna resultado.

 

 
O Mapa de Notas está disponível no lápis DOCUMENTOS > RELATÓRIOS > ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO > MAPA DE NOTAS.

 
 
Ao selecionar a função deve-se informar a composição, série, turno, semestre e turma. Selecionar o mapa de notas anual. Depois clicar no botão GERAR RELATÓRIO para mostrar a situação dos alunos.
​​​​
 O cadastro de notas de PROVA FINAL é realizado no SIGE no lápis MOVIMENTAÇÃO > NOTAS E FALTAS.

 

 
Informa-se os dados exigidos e o modo de visualização: PROVA FINAL. Após, a lista de alunos da turma é carregada em uma tabela. Seleciona-se os alunos que receberão a nota da prova final, e cadastra-se as notas.

 

 
O item prova final só aparece na lista acima, quando é marcado nos critérios de avaliação da unidade escolar. Para conferir os procedimentos, acesso o tutorial de Critérios de Avaliação – Prova Final.

 
Após todos os cadastros deve-se recalcular a média para o sistema calcular as novas notas e definir um novo resultado para o aluno.
O recálculo da média é realizado no SIGE no lápis MOVIMENTAÇÃO > RECALCULAR MÉDIA
 
Informar a composição, série, turno, semestre e turma; clicar no botão ALTERAR para fazer o recálculo das médias.
Após todo esse processo, gerar novamente a ATA DE RESULTADOS FINAIS da turma para verificação da situação final dos alunos.​​​​​​​​​​

 
Última modificação à(s) 21/08/2013 14:45 por Ironilton Bezerra da Silva
Classificação:
© 2015 Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte. Todos os direitos reservados.