Logon

OBJETIVO

Orientar os responsáveis pelo Censo das Subsecretarias Regionais de Ensino e Municípios que aderiram ao SIGE, sobre os procedimentos para migração dos dados do SIGE para o INEP/MEC.

Início do Cadastramento na UE: 02/01/2014

Período de Análise das Pendências no SIGE: 02/06 a 06/06 - Eliminação das pendências encontradas no SIGE e envio dos dados (escolas locais).

Período de Análise para Ultimas Correções: 09/06 a 13/06 – Período de análise dos dados no SIGE Online e ultimas correções pelas subsecretarias junto as UE's.

Início da Migração para MEC/INEP: 16/06/2014

 

Dados do Censo no SIGE

Realizar o cadastro do Censo no SIGE consiste em manter atualizadas todas as informações referentes aos alunos, aos servidores, a unidade de ensino, as turmas e as respectivas modulações dos servidores.

As informações necessárias ao Censo Escolar já se encontram disponíveis no SIGE.

Procedimentos para as Unidades Escolares

  1. Preencher todos os cadastros (aluno, escola, turma, docentes) e verificar o relatório de "Pendências no Cadastro" localizado no lápis DOCUMENTOS > RELATÓRIOS> PENDENCIAS > CADASTRO para certificar que todos os campos obrigatórios para o Censo foram informados.
  2. Verificar o Relatório Resumo do Censo localizado em DOCUMENTOS à RELATÓRIOS à PENDÊNCIA à RELATÓRIO RESUMO, para conferir os quantitativos de alunos, docentes, turmas, salas, outros. Antes de gerar o relatório, informar obrigatoriamente CPF e nome que se responsabilizará pelas informações fornecidas ao Censo.
  3. As unidades escolares terão o período de 21/05 a 06/06 para manter e atualizarem seus.

Não deixe para enviar os dados no último dia. Evite imprevistos como: congestionamento da Rede.

Escolas que NÃO UTILIZARÃO O SIGE para envio de dados ao Censo.

           Existem casos que o SIGE não conseguirá atender, por isto utilizarão o portal Educacenso para fornecer os dados a partir do dia 29/05/2014.

Rede Municipal

A Rede Municipal que aderiu ao SIGE online, não é obrigada a encaminhar os dados pelo SIGE. Para que possa participar deste processo, deverá informar a Gerência de Avaliação da Rede de Ensino, quais unidades escolares de seu município estão aptas a serem migradas, conforme orientações repassadas pela Coordenação Estadual do Censo Escolar.

 Quais são as escolas que NÃO SERÃO MIGRADAS?

  1. Escolas Conveniadas com turmas mistas (turmas em convênio e turmas privadas);
  2. Escolas EXCLUSIVAMENTE de Ensino Especial;
  3. Escolas de Ensino Profissional;
  4. Escolas Municipais com SIGE Local;
  5. Escolas sem computador.
  6. Escola de Ensino Especial (ASI, FIT, REFAZER)

Quais são as escolas que SERÃO MIGRADAS?

  1. Escolas Estaduais de Ensino Fundamental, Médio e EJA;
  2. Escolas privadas com 100% de turmas conveniadas de Ensino Fundamental, Médio e EJA;
  3. Escolas Municipais que aderiram ao SIGE online e que encaminharem lista das escolas aptas a serem migradas.
  4. Centro de Convivências e Escolas de Atividades Complementares, ou somente com AEE;

Quais são as escolas que SERÃO MIGRADAS PARCIALMENTE?

                       Abaixo segue uma tabela de exceções e os procedimentos a serem realizados.

ExceçãoDescriçãoProcedimento
Cursos técnicos em escolas regularesEscolas Regulares que possuem algum tipo de Curso técnico.Informar a situação da escola no relatório de escolas que não serão migradas. Resolver todas as pendências dos cursos regulares, encaminhar os dados normalmente para a SEDUC e, após a migração para o INEP, preencher no Educacenso os dados do curso técnico que não será migrado através da SEDUC.
Escolas Regulares com turmas de Ensino Especial (ASI, FIT, REFAZER)Qualquer situação em que o SIGE não atenda.Informar a situação da escola no relatório de escolas que não serão migradas. Resolver todas as pendências dos cursos regulares, encaminhar os dados normalmente para a SEDUC e, após a migração para o INEP, preencher no Educacenso os dados do curso técnico que não será migrado através da SEDUC.

 

Sobre os Relatórios de Pendências (Validação)

1.    No SIGE, o relatório de "Pendências no Cadastro" encontra-se no lápis DOCUMENTOS > RELATÓRIOS> PENDENCIAS > CADASTRO. Este relatório valida os campos obrigatórios para o Censo dos cadastros de Alunos, Docentes, Turmas, Escola no âmbito da escola, ou seja, as validações não levam em consideração dados de outras unidades de ensino da Rede.

2.    Na Intranet, o relatório de Pendências encontra-se no sistema IES – INFORMATIZAÇÃO DAS ESCOLAS, NO MENU RELATÓRIO à CENSO ESCOLAR. Este relatório valida os campos obrigatórios para o Censo dos cadastros de Alunos, Docentes, Turmas, Escola no âmbito da SEDUC, ou seja, as validações levam em consideração o cruzamento de informações de alunos e professores, e outros de toda a Rede.

Alunos nos relatórios de inconsistências não serão listados neste relatório e, caso as pendências não sejam resolvidas, estes dados não serão migrados.

Dinâmica dos trabalhos:

  1. Primeiro deve-se eliminar todas as pendências do relatório do SIGE na unidade escolar.
  2. O suporte deverá acompanhar as escolas e cobrar os relatórios que constem pendências no SIGE, o relatório de pendência da Intranet (IES) lês as informações do SIGE.
  3. Verificar se as alterações foram suficientes para eliminar as pendências. Caso negativo, gerar o novo relatório e encaminhar as Unidades Escolares e, o processo se reinicia.
  4. O trabalho estará finalizado quando o relatório do IES na intranet não constar mais nenhuma pendência.​


Alterações no SIGE

O SIGE foi adaptado com as novas funções que serão usadas nos cadastros de turmas do CENSO e também nas questões de modulações de servidores.

Veja algumas das novas intruções:



 Comentários (é necessário logar com seu usuário e senha da Seduc)

Última modificação à(s) 27/05/2014 11:30 por Adoniran Dias Ribeiro Andrade
Classificação:
Categorias:
© 2015 Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte. Todos os direitos reservados.