Logon

​​​Cadastro de Turmas


 
Para fazer o cadastro de turmas é necessário que elas estejam liberadas e autorizadas pelo reordenamento do ano letivo corrente.​

Você pode acessar esta função no SIGE > Lápis Período Letivo > Turmas > Cadastrar
 
1.png 

Você será direcionado para a página abaixo. Observe que nela há duas lupas que possibilitam acessar informações distintas.

2.png

 

Na primeira lupa encontramos a lista de turmas autorizadas no reordenamento para trabalhar no ano e no ​semestre letivo ativo.

Na segunda lupa temos as turmas ativadas pela escola.

O fato de o Reordenamento ter autorizado várias turmas, não quer dizer que a escola utilizará todas elas. A unidade escolar só utilizará as turmas que forem necessárias para atender à sua demanda, ou seja, se o número de alunos previstos for maior que o de alunos efetivados, a unidade escolar poderá diminuir o número de turmas conforme a sua demanda.

A imagem a seguir mostra as turmas autorizadas pelo Reordenamento que serão ativadas pela unidade escolar.

4.png 
 
 
Para ativar uma turma, clique na linha desejada e você será redirecionado para a tela de cadastro.

 

 
 





A tela apresentará a maioria dos dados já cadastrados pelo Coordenador de Matrícula de Sua Regional e aprovados pela Gerância de Avaliação da Rede de Ensino (GEARE)​​. Caso haja necessidade de alteração nos dados, entre em contato com a sua r​egional.






Para cadastrar uma turma, faça o seguinte:

1. Dê um nome para a turma: procure dar uma nomenclatura que possibilite a identificação da mesma de modo prático e fácil nos relatórios do sistema. Aconselhamos utilizar as letras do alfabeto, pois esse é o padrão mais utilizado em todo o país, o que facilita os relatórios de gestão. Nunca coloque somente a letra, informe a série e letra correspondente. Ex.: 1ºA, 1ªA, etc...

2. Caso esteja em uma escola conveniada, verifique se esta turma tem ou não convênio com o Estado. O sistema permite que a escola conveniada utilize o sistema para controlar turmas que não são do e​stado, bastando informar no cadastro.

3. Informe o horário de funcionamento da turma em horas e minutos. Esta informação é utilizada pelo Educa Censo e define se uma escola é de horário integral ou parcial.

4. Selecione uma das salas liberadas. A unidade escolar deve tomar cuidado ao selecionar a sala que corresponde à realidade da escola. Uma vez que você seleciona a turma em uma determinada sala, as informações sobre o quantitativo de alunos utilizarão estes dados para dizer quando uma turma está ou não sobrecarregada ou com menos alunos do que se espera. O sistema mostrará a capacidade física e legal, levando em conta a sala informada.

Todas as decisões da SEDUCE se baseiam nos dados do SIGE. Um dado sem qualidade poderá interferir em perda de benefícios à escola, o que pode fazer com que a escola deixe de receber alunos da matrícula, passe a trabalhar com turmas vazias ou muito cheias, etc.

 

Troca de situação da turma

 A unidade escolar deve informar sempre que uma turma for extinta. Assim, é possível:

1. Liberar a sala para outras funções;

2. Retirar a sala do Programa Reconhecer e da frequência diária;

3. Permitir a modulação dos professores em outras turmas;

4. Realizar a atualização dos relatórios gerenciais.

 Para trocar a situação, acesse o Lápis Período Letivo > Turmas  > Trocar Situação

5.png


Você será direcionado para a seguinte página: 


6.png


1. Selecione a turma que deseja alterar o status;

2. Selecione a situação desejada;

3. Coloque a data;

4. Clique em "Alterar".

 
Para colocar a situação da turma como "Extinta", a escola deverá analisar bem a decisão, pois uma vez extinta a turma ficará indisponível no SIGE.
 

Uma turma extinta abre vaga no quadro de turmas da unidade escolar, possibilitando o cadastro de outra turma, porém essa opção só estará disponível caso no reordenamento cadastrado para a unidade escolar haja uma reserva técnica, assim pode-se liberá-la para ser utilizada conforme a necessidade da escola.​​​

Lembre-se que ao extinguir uma turma tudo o que está relacionado a ela ficará indisponível: Reconhecer, frequência diária, modulação de professores da turma, etc.

Caso haja algum aluno com situação "Cursando" na turma, o sistema não irá permitir a troca de status. Neste caso, faça primeiro o remanejamento dos alunos para outra turma.​​​​


Para baixar este texto em PDF, clique aqui.

Última modificação à(s) 09/05/2017 11:26 por Jaciarah Alves Anacleto
Classificação:
Categorias:
© 2015 Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte. Todos os direitos reservados.